Diretor de “Avatar” ajuda Nasa a criar câmera 3D para uso em Marte

O diretor de “Avatar”, James Cameron, está ajudando a Nasa (agência espacial norte-americana) na construção de uma câmera de alta resolução colorida em 3D e com zoom para a próxima geração de sondas marcianas.

O valor do projeto não foi revelado. A câmera será montada sobre a sonda Curiosity, que está sendo preparada para lançamento no ano que vem.

O Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena (Califórnia, EUA) havia desistido de construir uma câmera 3D na sonda Curiosity porque a montagem da sonda estava atrasada e o orçamento estava acima do esperado.

Mas Cameron convenceu o administrador da agência Charles Bolden sobre a inclusão de uma câmera 3D durante um encontro em janeiro, dizendo que, com uma melhor “visão” sobre a superfície de Marte, a sonda iria ajudar o público a se conectar com a missão. O executivo cedeu.

Cameron está listado na Malin Space Science Systems (responsável pela construção da câmera espacial 3D) como copesquisador do projeto.

“O zoom não é uma questão científica, apesar de haver alguns benefícios da ciência”, disse Michael Malin, que está trabalhando na equipe, em um comunicado. “As câmeras fixas que acabamos de entregar vão fazer quase tudo o que foi originalmente proposto. Mas elas não podem fornecer um amplo campo de visão. Com as câmeras de zoom, vamos ser capazes de fazer sequências de vídeo, [além de] cinema em 3D sobre a superfície de Marte.”

Fonte: Folha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: